Ano desafiador: promotora transita em ambientes virtual e presencial para realizar eventos antes e durante a pandemia

Neste ano inusitado, poucas empresas conseguiram realizar suas tarefas. A Merkator Feiras e Eventos, promotora das maiores feiras do setor calçadista brasileiro, precisou ter maleabilidade para transitar em diversos ambientes, a fim de conseguir realizar seus três eventos programados para este 2020. Certamente foi uma exceção. O resumo desta trajetória foi a capacidade da empresa em se adaptar rapidamente as restrições impostas pela pandemia do Coronavírus. Logo no início do ano, no mês de fevereiro, promoveu a maior feira dos mercados Norte e Nordeste do país com a realização presencial da 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, em João Pessoa (PB). Cerca de 150 dias depois, a Merkator lança a primeira plataforma online de feiras no país e em 07 de julho realiza o primeiro encontro virtual de negócios entre fabricantes e lojistas do setor. O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado foi o evento percursor dentro da realidade do distanciamento social, vivido por praticamente toda a humanidade no primeiro semestre deste ano. E, logo em seguida, quatro meses depois, no mês de novembro, a mesma promotora, realiza a primeira feira presencial ainda durante a pandemia, em Gramado (RS), com a edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, marcando a retomada nacional dos eventos setoriais.  

- Tudo isto foi extremamente desafiador. Não estávamos preparados para nenhuma destas realidades. Todos os passos foram construídos diariamente, sempre com cuidado para poder contemplar a saúde de todos os profissionais envolvidos e também a busca da sustentação dos negócios tanto da indústria como do varejo. Foi um quebra cabeça sem precedentes que procurou atender a demanda dos nossos clientes para iniciar mais fortemente o movimento da economia”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. Foi necessária uma mobilidade de pensamento e o encontro de personagens com o mesmo desejo. “Foi ouvindo os nossos expositores que fomos buscar soluções inovadoras, como a plataforma eMerkator para realizar o SICC e angariar forças para gestionar junto às autoridades estaduais e também produzir protocolos inéditos para fazer a Zero Grau presencial. Olhando para trás nem acredito numa situação desta, cada dia, cada semana era uma pauta nova para executar sem nenhum exemplo a seguir”, lembra Pletsch. Ele acrescenta que foi muito difícil, “mas conseguimos e estamos fechando o ano com saldo positivo e com a tranquilidade do dever cumprido, mesmo impactados emocionalmente por cada um destes acontecimentos”.

E para encerrar este 2020, a Merkator anuncia nova mudança. Transfere a próxima edição da 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios anteriormente marcada para o mês de fevereiro do próximo ano para os dias 09, 10 e 11 de agosto de 2021, no Centro de Exposição de João Pessoa, na Paraíba. “Esta é outra novidade que veio através de consultas junto aos fabricantes e aos lojistas. Ouvimos todos com muita atenção e tomamos a decisão de trocar a data para possibilitar um melhor abastecimento das lojas das regiões norte e nordeste para a temporada mais quente assim como para as festas do final do ano”, diz Pletsch.  Salienta ainda que este desejo do mercado vem sendo expresso desde a última edição da feira. “Estamos ajustando um calendário baseado em reivindicações do setor. Desejamos poder fazer um evento que dê oportunidades para todo o mercado de calçadista”, finaliza Pletsch.